Portão de Brandemburgo

O Portão de Brandemburgo é um dos símbolos mais conhecidos da Alemanha.

Está localizado na parte ocidental do centro da cidade de Berlim, no cruzamento da famosa avenida Unter den Linden e a rua Ebertstrasse na Pariser Platz.

Foi encomendado pelo rei prussiano Frederick William II e construído pelo arquiteto Carl Gotthard Langhans de 1.788 até 1.791.

O portão foi consideravelmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial, e foi totalmente restaurado nos anos 2.000 – 2.002 pela Die Stiftung Denkmalschutz Berlin (Fundação de Berlim de Conservação de Monumento).

Durante o pós guerra e com a Alemanha dividida, o portão ficou inacessível ao lado do Muro de Berlim. A área em torno do portão foi destaque nas mídias durante a derrubada do muro e a subsequente unificação em 1.990.

Ao longo de sua existência o portão foi local de grandes eventos históricos, é considerado um símbolo da história tumultuada da Alemanha e Europa, mas também da unidade e da paz na Europa.

Fotos do Portão de Brandemburgo

Portão de Brandemburgo

Portão de Brandemburgo

Fatos e Curiosidades sobre o Portão de Brandemburgo

 

  • 6 de Agosto de 1.791 – data da abertura do Portão de Brandemburgo depois de ter sido encomendado por Frederick William II. O portão foi erguido não como um símbolo político, mas sim por uma razão mais simples – para marcar o fim da avenida Unter den Linden.

 

  • 1.806 – foi quando a Quadriga (a escultura da carruagem puxada por cavalos no topo do portão) foi roubada pelos soldados de Napoleão e levada à França como um troféu de vitória. Mas depois que Napoleão foi derrotado, a Quadriga foi devolvida a Berlim.

 

  • 30 de janeiro de 1.933 – Foi quando os nazistas realizaram uma procissão iluminada pelo fogo através do portão para celebrar a tomada de poder por Hitler.

 

  • 1.945 até 1.957 – foi quando a Bandeira Soviética foi hasteada no topo do portão. No entanto, a bandeira foi rasgada durante os protestos pacíficos de 17 de junho de 1.953, quando os manifestantes protestaram contra as condições políticas e econômicas na RDA.

 

  • 12 de junho de 1.987 – foi quando o então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, fez seu discurso empolgante diante do portão, exclamando: “Enquanto este portão estiver fechado, […] não é apenas a questão alemã que permanece em aberto, mas a questão da liberdade para toda a humanidade […] o senhor Gorbachev, abra esse portão! Sr. Gorbachev, derrube este muro! ”.

 

  • Dezembro de 1.989 – foi quando o portão foi aberto como fronteira pelo chanceler da Alemanha Ocidental, Helmut Kohl e pelo premier da Alemanha Oriental Hans Modrow.

 

  • 2.000 até 2.002 – foi quando o portão foi renovado pela Fundação de Proteção de Monumentos de Berlim, custando 6 milhões de euros.

 

  • 4.000 – esse é o número de contra-manifestantes que se reuniram para impedir que 300 partidários do grupo anti-Islã Pegida marchassem da prefeitura para o portão em 5 de janeiro de 2.015. Além disso, todas as luzes do portão foram desligadas.

 

  • 26 metros – essa é a altura do portão, que é composto de seis colunas dóricas de cada lado, suportando um feixe transversal de 11 metros de profundidade. Há cinco passagens pelo portão.

 

  • O luxuoso Adlon Hotel, as embaixadas francesa e norte-americana – esses são os prédios que cercam o portão, em sua localização privilegiada na Pariser Platz.

 

  • No Museu Märkisches em Berlim – é onde você pode ver a cabeça do cavalo da escultura Quadriga.

 

  • Cerca de um milhão – esse é o número de pessoas que acorrem ao portão todos os anos para sua famosa festa de Ano Novo, completa com música e fogos de artifício.

Fonte sobre os fatos: The Local

Onde fica

Endereço: Pariser Platz, 10117, Berlim Alemanha

Distâncias

Portão de Brandemburgo – Estação Central de Berlim – 1,4 km

Portão de Brandemburgo – Catedral de Berlim – 1,6 km

Portão de Brandemburgo – Parlamento Alemão – 500 metros

Portão de Brandemburgo – Unter den Linden – 750 metros

Portão de Brandemburgo – Muro de Berlim – 2,8 km

Portão de Brandemburgo – Checkpoint Charlie – 1,5 km

Portão de Brandemburgo – Memorial aos Judeus Mortos da Europa – 600 metros

Como chegar

S-Bahn – Estação S+U Brandenburger Tor – S1 – S2 – S25

U-Bahn – Estação S+U Brandenburger Tor – U55

Ônibus – Reichstag / Bundestag – 100

Comece a Planejar sua Viagem com nossos Parceiros

Reserve seu hotel através do maior site de reservas de hotéis Booking.com. Você irá encontrar diversas opções para todos os tipos de bolso. Faça a sua reserva com antecedência, assim você garante excelentes preços. Clique e Pesquise Hotéis na Alemanha.

Viaje com segurança com um Seguro de Viagem Internacional. O Seguro de Viagem para a Alemanha é obrigatório. Garanta os melhores preços através do nosso parceiro Real Seguro. Com a Real Seguro é possível pesquisar e comparar os valores e escolher a cobertura mais adequada para a sua viagem. Clique e Faça uma Cotação.

Aplicativo Alemanha

Aplicativo Alemanha Online

Baixe nosso app para usar antes, durante e depois da sua viagem para a Alemanha.

O aplicativo conta com dicas e informações de + 40 destinos e + 382 atrações. Inspire-se!

Veja também

3 dias em Berlim

Mapa de Berlim

Regiões da Alemanha

Mapa da Alemanha

7 Razões para viajar de Trem na Alemanha

5 Passos para Planejar uma Viagem Incrível para a Alemanha

Quando é uma boa Época para Visitar a Alemanha?

Lista das Maiores Cidades da Alemanha

Pontos Turísticos da Alemanha

Curiosidades sobre a Alemanha

Símbolos da Alemanha

Fotos da Alemanha

Publicidade




Publicidade