O Memorial aos Judeus Mortos da Europa também conhecido como Memorial do Holocausto (alemão: Holocaust-Mahnmal) é um dos lugares históricos de Berlim.
Foi construído nas proximidades do bunker onde Hitler, autor de todos os crimes hediondos contra os judeus tirou a própria vida.
Situado apenas a passos largos do famoso Portão de Brandemburgo, o memorial fica no coração do centro turístico de Berlim, cobrindo uma área de 19.000 m² com 2.711 blocos de concreto (chamados de Stelae / Estelas) com alturas variáveis de 0,2 a 4,7 m.
O memorial para os mais de 6 milhões de judeus vítimas do Holocausto apresenta uma oportunidade para explorar as próprias interpretações.
Fatos
- O memorial foi concluído em 2.005, mas foi originalmente pensado em 1.993. O projeto de Peter Eiserman foi finalmente escolhido em 1.997;
- O memorial foi construído pelo arquiteto americano Peter Eisenman, que apresentou o projeto ao lado do artista Richard Sierra, que deixou o projeto por razões profissionais e pessoais. Dagmar von Wilken projetou o Centro de Informações;
- De acordo com Eisenman, ele queria criar uma ilusão de instabilidade em um aparente sistema de ordem, cada uma das “estelas” tem alturas diferentes para ajudar a criar essa instabilidade, assim como o piso irregular.
- Graffiti: Para evitar que as “estelas” fossem vandalizadas, as lajes foram adicionadas com um repelente de pichações.
- Embora o monumento seja oficialmente chamado de “Memorial aos Judeus Mortos da Europa”, alguns críticos afirmam que, ao visitar o monumento, não há reconhecimento específico do Holocausto e que ele nunca declara os autores desses crimes. Você precisa visitar o Centro de Informações para compreender os horrores do Holocausto.
- Embora Eisenman originalmente se opusesse a criar um centro de visitantes, Dagmar Von Wilken projetou essa exposição subterrânea onde é possível aprender sobre os horrores das políticas nacionais-socialistas, as vidas dos judeus falecidos nos campos de concentração e todas as lutas pelas quais passaram.
Centro de Informações sob o Campo das Estelas
A exposição no Centro de Informações sob o Campo das Estelas documenta a perseguição e extermínio dos judeus europeus, bem como os locais históricos dos crimes. Todos os anos, quase meio milhão de visitantes chegam ao Centro de Informações.
Hall
A exposição mostra uma visão geral da política nacional de terrorismo socialista entre 1.933 e 1.945. Seis retratos em grande escala representam as seis milhões de vítimas judias.
Sala das Dimensões
A dimensão do Holocausto é apresentada por uma faixa de execução do número de vítimas judias em todos os países sob o domínio nacional-socialista (segundo as fronteiras de 1.937) e citações exemplares das memórias dos perseguidos.
Sala das Famílias
Usando o destino de 15 famílias judias como exemplos, vários mundos sociais, nacionais, culturais e religiosos diferentes são apresentados na sala. Isso ajuda a ilustrar contraste entre a vida antes, durante e depois da perseguição.
Sala dos Nomes
A Sala dos Nomes contém o auge dramatúrgico da exposição: a leitura das curtas biografias de judeus assassinados ou desaparecidos.
Sala dos Sítios
Na Sala dos Sítios, filmes históricos e fotografias de cerca de 200 localidades da perseguição e destruição de judeus e outros grupos de vítimas são apresentados.
Vídeo Arquivo
No final do passeio pela exposição, os visitantes têm a oportunidade de se envolver com as histórias de vida dos sobreviventes em mais de 150 entrevistas em vídeo.
Portal de Informações para Sites Europeus de Recordação
O Portal de Informações aos Sites Europeus de Recordação localizado no hall de saída apresenta informações sobre mais de 550 locais memoriais, museus e monumentos em 35 países. O portal também pode ser acessado online.
Memorial aos Judeus Mortos da Europa
Endereço: Cora-Berliner-Straße 1, 10117 Berlin, Alemanha
Site: stiftung-denkmal.de
Horário de Funcionamento Centro de Informações: Abril-Setembro (Terça a Domingo) das 8:00 às 20:00. Outubro-Março (Terça a Domingo) das 10:00 às 19:00. Fechado Dezembro 24-26.
Entrada: Gratuita
Comece a Planejar sua Viagem com nossos Parceiros
Reserve seu hotel através do maior site de reservas de hotéis Booking.com. Você irá encontrar diversas opções para todos os tipos de bolso. Faça a sua reserva com antecedência, assim você garante excelentes preços. Clique e Pesquise Hotéis na Alemanha.
Viaje com segurança com um Seguro de Viagem Internacional. O Seguro de Viagem para a Alemanha é obrigatório. Garanta os melhores preços através do nosso parceiro Seguros Promo. Com a Seguros Promo é possível pesquisar e comparar os valores e escolher a cobertura mais adequada para a sua viagem. Clique e Faça uma Cotação.
Aplicativo Alemanha
Baixe nosso app para usar antes, durante e depois da sua viagem para a Alemanha.
O aplicativo conta com dicas e informações de + 40 destinos e + 382 atrações. Inspire-se!
Veja também
7 Razões para viajar de Trem na Alemanha
5 Passos para Planejar uma Viagem Incrível para a Alemanha
Lista das Maiores Cidades da Alemanha
10 Razões para Visitar a Alemanha
Sugestões de Roteiros para Viajar pela Alemanha